
Educação Ambiental e o conflito fundiário em Unidade de Conservação Estadual na Amazônia: pensando o território e os impactos de transformação socioambiental
2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 17; Issue: 5 Linguagem: Português
10.34024/revbea.2022.v17.12797
ISSN1981-1764
AutoresShislene Rodrigues de Souza, Alzira Almeida de Araújo, Altem Nascimento Pontes,
Tópico(s)Urban Development and Societal Issues
ResumoA Educação Ambiental (EA) é uma prioridade direta no trabalho da gestão ambiental em Unidade de Conservação. O objetivo deste trabalho foi correlacionar a EA como ferramenta de atuação, na qualidade da gestão de Unidade de Conservação em uma área de conflito socioambiental, de modo a validar os impactos de transformação ocorridos no território do Parque Estadual Charapucu. Metodologicamente, essa pesquisa apresenta abrangência qualitativa por envolver estudos de ações sociais grupais, tratando-se de uma pesquisa-ação participativa. O recorte temporal do trabalho situou-se sobre um projeto de 12 meses, no ano de 2018. Durante a realização do trabalho se constatou que a EA pode ser parte da solução para o desenvolvimento e permanência das comunidades tradicionais da região.
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