
Práticas de cuidado de si no isolamento social
2022; UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO; Volume: 28; Issue: 3 Linguagem: Português
10.5335/rep.v28i3.11784
ISSN2238-0302
AutoresFernanda Antônia Barbosa da Mota, Heraldo Aparecido Silva,
Tópico(s)Youth, Drugs, and Violence
ResumoEste artigo tem como objetivo refletir sobre a contribuição do cuidado de si para a ressignificação da prática docente no panorama atual de isolamento social ocasionado pela pandemia do coronavírus. Traremos algumas noções acerca das práticas do cuidado de si do período helenístico e romano dos séculos I e II d. C, para refletir sobre o isolamento social e explicitar como as referidas práticas podem contribuir para saúde de si mesmo no momento em que a biopolítica age sobre os corpos docentes como se fossem máquinas, para ampliar as suas aptidões e extorquir suas forças. Para refletir sobre a estética da existência e o cuidado de si como um modo de dar contornos éticos à existência de uma forma bela, utilizamos Foucault (2011; 2018), Veiga-Neto (2003; 2016), Hadot (2004), Gallo (2008; 2013), Pagni (2011; 2012), dentre outros. As práticas de si podem contribuir para lidar melhor com a situação pandêmica, pois somente com o cuidado de si podemos cuidar do outro, ao proporcionar melhores condições físicas e mentais para o enfrentamento de um contexto adverso no qual as novas metodologias educacionais foram subitamente inseridas na vida dos docentes que tiveram que se reinventar no cenário contemporâneo de crise.
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