Local ethnographers and the Secretariado da Propaganda Nacional: A case study
1997; Centro em Rede de Investigação em Antropologia; Issue: vol. 1 (2) Linguagem: Português
10.4000/etnografica.4397
ISSN2182-2891
Autores Tópico(s)Youth Education and Societal Dynamics
ResumoNo contexto de uma investigação sobre as práticas e os discursos etnográficos no Estado Novo, este artigo procura estabelecer alguns dos parâmetros gerais que pautaram as relações do órgão máximo de propaganda do regime (SPN, depois SNI) com os etnógrafos da periferia. Tendo em conta a colaboração de um erudito de Castelo Branco, Eurico de Sales Viana, em várias iniciativas folcloristas deste organismo, abordaremos os processos efectivos de construção da cultura popular promovidos pelo SPN/SNI. Através deste estudo de caso propomos também identificar o tipo de aptidões que o Secretariado valorizava nos seus intermediários. A presença de Sales Viana no processo de celebração da «Aldeia mais Portuguesa de Portugal» permitiu, simultaneamente, confrontar as práticas etnográficas do SPN/SNI com um dos vectores mais recorrentes do seu discurso: Monsanto como símbolo de um suposto «mergulho na terra portuguesa».
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