Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Sharenting e engajamento nos perfis de celebridade: o caso @mariaalice

2022; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 16; Issue: 31 Linguagem: Português

10.11606/issn.1982-677x.rum.2022.200399

ISSN

1982-677X

Autores

Renata Tomaz,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este trabalho está vinculado a um projeto de pesquisa que investiga a relação entre infâncias, visibilidade e participação na internet. O objetivo é avaliar a repercussão da presença das crianças no contexto da cultura digital. Este artigo aborda o fenômeno do sharenting, iniciativa, por parte de pais e mães, de compartilhar imagens e informações de seus filhos. Trata-se de análise quanti-quali do perfil @mariaalice, filha do cantor Zé Felipe e da influenciadora Virgínia Fonseca. O corpus do estudo consiste em métricas, postagens, comentários e notícias publicados na semana de 31 de maio a 6 de junho de 2021, em que o perfil teve sua maior adesão de novos seguidores, desde sua criação até a data da coleta. O estudo de caso mostrou que, embora a figura da criança seja o tema das publicações, a produção discursiva está amparada em uma perspectiva adultocêntrica.

Referência(s)