
Sharenting e engajamento nos perfis de celebridade: o caso @mariaalice
2022; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 16; Issue: 31 Linguagem: Português
10.11606/issn.1982-677x.rum.2022.200399
ISSN1982-677X
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste trabalho está vinculado a um projeto de pesquisa que investiga a relação entre infâncias, visibilidade e participação na internet. O objetivo é avaliar a repercussão da presença das crianças no contexto da cultura digital. Este artigo aborda o fenômeno do sharenting, iniciativa, por parte de pais e mães, de compartilhar imagens e informações de seus filhos. Trata-se de análise quanti-quali do perfil @mariaalice, filha do cantor Zé Felipe e da influenciadora Virgínia Fonseca. O corpus do estudo consiste em métricas, postagens, comentários e notícias publicados na semana de 31 de maio a 6 de junho de 2021, em que o perfil teve sua maior adesão de novos seguidores, desde sua criação até a data da coleta. O estudo de caso mostrou que, embora a figura da criança seja o tema das publicações, a produção discursiva está amparada em uma perspectiva adultocêntrica.
Referência(s)