Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Auto da Floripes: “folk culture”, ethnographers, intellectuals and artists

1998; Centro em Rede de Investigação em Antropologia; Issue: vol. 2 (2) Linguagem: Português

10.4000/etnografica.4441

ISSN

2182-2891

Autores

Paulo Raposo,

Tópico(s)

Cultural Industries and Urban Development

Resumo

O propósito deste texto é o de analisar o itinerário de um auto popular enquanto expressão objectificadora de diversos modos de apreensão, classificação e intervenção na e da "cultura popular". Trata-se de demarcar os processos dos seus sucessivos ciclos de emblematização, que o convertem, por assim dizer, ora em património monumentalizado da região, ora em manifestação desmonumentalizada e remetida para um Portugal "positivamente selvagem". Este itinerário far-se-á através de múltiplos discursos – de etnógrafos, intelectuais e artistas – e em cada um deles somos convidados a detectar inferências e construções, imagens e sinais de destaque e referenciação dessa vasta paisagem que é a "cultura popular".

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