Os vidreiros e a máquina, o tipógrafo e o designer: reflexões sobre antropologia do trabalho1
2001; Centro em Rede de Investigação em Antropologia; Issue: vol. 5 (1) Linguagem: Português
10.4000/etnografica.2793
ISSN2182-2891
AutoresSusana Durão, Emília Margarida Marques,
Tópico(s)Fashion and Cultural Textiles
ResumoCom recurso a dois exemplos etnográficos construídos em contexto industrial (indústria vidreira, tipografia) e a breves reflexões sobre alguns pontos (conceito de cultura, método etnográfico) da revisão concepto-metodológica verificada em antropologia nas últimas décadas, este artigo – escrito a duas mãos – sugere: a) a importância fulcral da etnografia de terreno na análise do fenómeno "trabalho", crescentemente complexo e diverso mas (em razão de processos não desligados dessas mesmas mudanças) facilmente abordado de forma superficial, unidireccional e acrítica; b) que o estudo das situações e contextos de trabalho (com a sua densidade social e com a sua articulação local/global) por parte da antropologia pode trazer à disciplina ganhos importantes na sua compreensão do social e da cultura.
Referência(s)