Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Ensino remoto emergencial e morbidade autorreferida no contexto da pandemia por covid-19: percepção entre graduandos de enfermagem

2022; Volume: 21; Issue: 3 Linguagem: Português

10.33233/eb.v21i3.5211

ISSN

2526-9720

Autores

Isabella Sabadin, Jéssica Reis do Rosário, Maria Eduarda Dóro Mota, Yuri Sacardo, Zaida Aurora Sperli Geraldes Soler, Marli de Carvalho Jericó,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Objetivo: Verificar a percepção entre graduandos de Enfermagem de uma instituição pública de ensino, sobre a implantação do Ensino Remoto Emergencial (ERE), em 2020, devido à pandemia SARS-CoV e a morbidade autorreferida. Métodos: Estudo quantitativo, transversal, descritivo e analítico, com correlação entre variáveis. Os dados foram coletados, em 2021, de forma online, pela plataforma Google Forms, com questões sociodemográficas, experiência do ERE e de morbidade autorreferida. A análise estatística foi realizada pelo software IBM-SPSS versão 20, uso do teste de Kruskall-Wallis e teste de comparação múltipla a partir da correção de Bonferroni par a par. Resultados: Participaram 140 graduandos de Enfermagem de 1ª a 4ª. série, a maioria com idade até 22 anos (74,3%), residiam na zona urbana (95%); não receberam qualquer benefício ou ajuda financeira durante a pandemia (67,8%); somente 7,9% dos alunos dispunham apenas de internet dos dados móveis do celular; os docentes de Enfermagem foram os que mais participaram na orientação sobre o ERE; consideraram regular a metodologia do ERE (55%); as aulas foram mistas - sincrônicas e assincrônicas (82,2%). Sobre morbidade autorreferida, entre os sinais e sintomas com significância estatística estavam: medo, sensação que algo ruim iria acontecer; mais sensível; inquietação, nervoso, irritação; bloqueio de pensamento; esquecimento, tristeza constante, choro fácil, fadiga e desânimo ao final do dia. Conclusão: Os dados obtidos desvelaram fragilidades do ERE implantado; sentimentos e necessidades manifestados pelos alunos, que podem subsidiar intervenções no curso de graduação em Enfermagem e outras pesquisas neste contexto.

Referência(s)
Altmetric
PlumX