
Crianças, adolescentes, jovens e adultos e a resolução de situações combinatórias
2014; Volume: 31; Issue: 1 Linguagem: Português
10.24933/horizontes.v31i1.726
ISSN2317-109X
AutoresRute Elizabete de Souza Rosa Borba, Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa, Fernanda Barreto, Rita de Cássia Duarte Lima,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoParticiparam da pesquisa 718 estudantes em escolaridade regular (crianças e adolescentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental ao Ensino Médio) e da Educação de Jovens e Adultos – EJA (dos anos iniciais ao Ensino Médio e de um curso profissionalizante) que resolveram duas de cada situação (arranjo, combinação, permutação e produto cartesiano). A escolarização teve efeito significativo, relacionada a maiores índices de sistematização nas soluções, embora procedimentos similares tenham sido observados entre os que não haviam participado de instrução em Combinatória e entre os que já haviam aprendido esse conteúdo. A listagem de possibilidades foi o procedimento mais utilizado. Produtos cartesianos eram mais facilmente compreendidos e arranjos, combinações e permutações eram mais difíceis, em especial para os jovens e adultos em início de escolarização. Os resultados sugerem a necessidade de um ensino com variedade de situações, significados, relações e representações simbólicas, de modo a favorecer um amplo desenvolvimento do raciocínio combinatório.
Referência(s)