Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Materiais Curriculares para professores que ensinam Matemática e Prática Pedagógica

2022; Sociedade Brasileira de Educação Matemática; Volume: 27; Issue: 76 Linguagem: Português

10.37001/emr.v27i76.2948

ISSN

2317-904X

Autores

Paulo S. R. Diniz, Jonei Cerqueira Barbosa,

Tópico(s)

Educational Theory and Curriculum Studies

Resumo

Este estudo teve como propósito identificar e compreender as mensagens da dimensão interacional da prática pedagógica representada em materiais curriculares delineados para apoiar a aprendizagem de professores que ensinam Matemática. A técnica utilizada para a coleta de dados foi a análise documental. Na base da teoria dos códigos, de Basil Bernstein, inferiu-se sobre os graus de enquadramento expressos nos materiais, no que se refere às regras de seleção de estratégias de resolução de tarefas e às regras de conduta na interação de professores e alunos em sala de aulas. A análise dos dados sugere que, enquanto nas regras de conduta dos sujeitos na prática pedagógica o enquadramento tende a se enfraquecer, nas regras de seleção de estratégias de resolução de tarefas o enquadramento tende a se fortalecer. O enfraquecimento das regras de conduta sugere que a produção de soluções das tarefas ocorreu num processo compartilhado.

Referência(s)