
Materiais Curriculares para professores que ensinam Matemática e Prática Pedagógica
2022; Sociedade Brasileira de Educação Matemática; Volume: 27; Issue: 76 Linguagem: Português
10.37001/emr.v27i76.2948
ISSN2317-904X
AutoresPaulo S. R. Diniz, Jonei Cerqueira Barbosa,
Tópico(s)Educational Theory and Curriculum Studies
ResumoEste estudo teve como propósito identificar e compreender as mensagens da dimensão interacional da prática pedagógica representada em materiais curriculares delineados para apoiar a aprendizagem de professores que ensinam Matemática. A técnica utilizada para a coleta de dados foi a análise documental. Na base da teoria dos códigos, de Basil Bernstein, inferiu-se sobre os graus de enquadramento expressos nos materiais, no que se refere às regras de seleção de estratégias de resolução de tarefas e às regras de conduta na interação de professores e alunos em sala de aulas. A análise dos dados sugere que, enquanto nas regras de conduta dos sujeitos na prática pedagógica o enquadramento tende a se enfraquecer, nas regras de seleção de estratégias de resolução de tarefas o enquadramento tende a se fortalecer. O enfraquecimento das regras de conduta sugere que a produção de soluções das tarefas ocorreu num processo compartilhado.
Referência(s)