MANBOL COMO INICIAÇÃO E PRÁTICA ESPORTIVA
2022; Volume: 1; Issue: 17 Linguagem: Português
10.56069/2676-0428.2022.177
ISSN2676-0428
AutoresLeonardo Leite de Jesus, Lídia Batista Leite de Jesus,
Tópico(s)Physical Education and Pedagogy
ResumoA prática pedagógica do professor de educação fisica escolar abrange uma gama de responsabilidades pedagógicas que envolve a elaboração, a participação, a avaliação e a formação dos alunos para atuar empírica e democraticamente na vida em sociedade. Diante desse papel tão multifacetado, justifica-se a implementação, na sala de aula, de um esporte que tenta reunir todos os conteúdos referentes à educação física, o chamado Manbol, que popularmente significa “bola de mão". Essa atividade esportiva, em contexto de Educação Básica, contribui tanto para a parte psicológica em prol de se superar o medo do fracasso e de liberar as tensões de não ser habilidoso o suficiente, quanto para os aspectos físicos, como ser capaz de desenvolver habilidades motoras específicas, a partir de premissas simples e levando em conta o trabalho em equipe. Face a esse contexto, este artigo busca apresentar o Manbol como uma iniciação e uma prática esportiva que pode compor a Educação Física Escolar.
Referência(s)