Artigo Acesso aberto

MANBOL COMO INICIAÇÃO E PRÁTICA ESPORTIVA

2022; Volume: 1; Issue: 17 Linguagem: Português

10.56069/2676-0428.2022.177

ISSN

2676-0428

Autores

Leonardo Leite de Jesus, Lídia Batista Leite de Jesus,

Tópico(s)

Physical Education and Pedagogy

Resumo

A prática pedagógica do professor de educação fisica escolar abrange uma gama de responsabilidades pedagógicas que envolve a elaboração, a participação, a avaliação e a formação dos alunos para atuar empírica e democraticamente na vida em sociedade. Diante desse papel tão multifacetado, justifica-se a implementação, na sala de aula, de um esporte que tenta reunir todos os conteúdos referentes à educação física, o chamado Manbol, que popularmente significa “bola de mão". Essa atividade esportiva, em contexto de Educação Básica, contribui tanto para a parte psicológica em prol de se superar o medo do fracasso e de liberar as tensões de não ser habilidoso o suficiente, quanto para os aspectos físicos, como ser capaz de desenvolver habilidades motoras específicas, a partir de premissas simples e levando em conta o trabalho em equipe. Face a esse contexto, este artigo busca apresentar o Manbol como uma iniciação e uma prática esportiva que pode compor a Educação Física Escolar.

Referência(s)
Altmetric
PlumX