Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Práticas pedagógicas no Ensino Superior: o que relatam as produções científico-acadêmicas entre 2020 e 2021?

2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 13 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v11i13.34791

ISSN

2525-3409

Autores

Alcione Santos de Souza, Silvana Sousa Andrade, Ailton Leal Pereira, Paula Aparecida Diniz Gomides, Fábio José Antônio da Silva, Eliane Pinto Teixeira, Simone Godinho, Gilson Alves Ribeiro, Regiane da Silva Rocha, Arlys Jerônimo de Oliveira Lima Lino Carneiro,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

As práticas pedagógicas são ações que ocorrem no cenário educacional desde a Educação Básica ao Ensino Superior em prol de desenvolver os processos de ensino e aprendizagem. Diversas práticas pedagógicas podem ser estudadas, tais como: planejamento, método de ensino, avaliação, estágios, iniciação à docência, entretanto, neste estudo o enfoque é direcionado ao Ensino Superior. A partir da problematização que envolve a importância das práticas pedagógicas, a inserção das práticas nos cursos de licenciatura e a conexão entre práticas pedagógicas e inclusão, o objetivo deste trabalho é avaliar as produções científico-acadêmicas entre 2020 a 2021 no contexto das práticas pedagógicas no Ensino Superior. Neste ínterim, foi realizada uma pesquisa bibliográfica exploratória em cunho qualitativo buscando avaliar as concentrações das práticas pedagógicas em cursos do Ensino Superior. Os dados foram analisados à luz de Bardin (2006) em duas categorias que contemplam os seguintes temas: Formação pedagógica, planejamento e metodologias de ensino e Tecnologias da Informação e Comunicação. Os resultados apontam a carência das TIC na mediação de práticas pedagógicas dos professores do Ensino Superior frente ao processo de ensino e aprendizagem, tal como, os estudos analisados suscitam a importância da prática enquanto articulação social nas universidades e como o desenvolvimento das práticas é satisfatório entre estudantes e professores quando ocorre adotando a perspectiva da inovação e atualização das metodologias de ensino.

Referência(s)
Altmetric
PlumX