
A importância das práticas pedagógicas no contexto escolar: dinamizando o ‘fazer pedagógico’ através da prática na Educação Básica
2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 13 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v11i13.34789
ISSN2525-3409
AutoresArlys Jerônimo de Oliveira Lima Lino Carneiro, Alcione Santos de Souza, Regiane da Silva Rocha, José Gomes da Silva Filho, Paulo Roberto Dalla Valle, Diogo dos Santos Vieira, Abraão Danziger de Matos, Juliana Ferro da Silva, Ailton Leal Pereira, Fábio José Antônio da Silva,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEste estudo é uma revisão bibliográfica integrativa de literatura que teve como objetivo relacionar a importância das práticas pedagógicas na Educação Básica e suas contribuições para o ‘fazer pedagógico’ no contexto escolar. O lócus de pesquisa fundamenta-se principalmente em Cruz (2007), Oliveira (2009), Paro (2009), Santos e Matthiesen (2012) e Brasil (2018), tendo por documento norteador a BNCC. Os resultados permitem inferir que as práticas pedagógicas são ações potencializadoras dos processos de ensino e aprendizagem, principalmente quando o professor atua mediando o conhecimento em alicerce aos contextos sociais e regionais dos estudantes. Na Educação Infantil as práticas pedagógicas evidenciam o movimento lúdico e o brincar, enquanto que no Ensino Fundamental, o professor pesquisador entra em ação promovendo a conexão entre o ensino e pesquisa, para formação de cidadãos críticos e reflexivos para atuação na cidadania e mundo do trabalho. Além disso, o Ensino Fundamental constitui uma etapa essencial para discussão dos temas que contemplam corpo, gênero e sexualidade no que tange a romper preconceitos e conscientizar acerca da pluralidade cultural. Já no Ensino Médio, pode-se inferir que é uma etapa que carece de práticas que evidenciam a diversidade, as relações sociais e o desenvolvimento da autonomia intelectual, além disso, uma etapa rica para insurgir problematizações sociais.
Referência(s)