
SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA
2022; Volume: 1; Issue: 18 Linguagem: Português
10.56069/2676-0428.2022.188
ISSN2676-0428
Autores Tópico(s)Indigenous Health and Education
ResumoEste trabalho apresenta resultados de pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida a partir de 2020, que tematizou estratégias de visibilidade do povo Xakriabá a partir do material pedagógico produzido no âmbito do Programa Saberes Indígenas na Escola (SIE) da Universidade Federal de Minas Gerais. Implementado pelo Ministério da Educação em 2013, o SIE corresponde à demanda dos povos indígenas em relação à produção de material autoral, de acordo com seus processos pedagógicos próprios. A pesquisa procedeu à análise das narrativas que compuseram os 07 (sete) livros produzidos pelos Xakriabá entre os anos de 2016 a 2019 e buscou indicar como a identidade sociocultural se manifesta. O estudo foi realizado a partir de uma Pesquisa Qualitativa, contando com a participação dos autores e a equipe, ou seja, a partir da comunicação entre pesquisadora e integrantes do SIE. O presente artigo é um recorte dos temas cultura, memória e identidade que demonstra as contribuições dos povos indígenas, mais especificamente do povo Xakriabá, para a compreensão da história e da diversidade da sociedade brasileira. Ressalta a importância da continuidade da rede Saberes Indígenas na Escola, dada a sua relevância para as comunidades e escolas Xacriabá e como estratégia de resistência dos povos indígenas.
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