
Mapeando o debate sobre o ensino de Sociologia no Brasil: uma análise dos temas e agentes presentes nos GTs do Eneseb (2013-2021)
2022; Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem); Volume: 44; Linguagem: Português
10.4025/actascieduc.v44i1.61857
ISSN2178-5201
Autores Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoO Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica, organizado pela Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Sociologia, tem se constituído como o principal evento na área de Ensino de Sociologia no Brasil, agregando pesquisadores e professores. Neste trabalho, buscou-se analisar as principais temáticas e agentes (coordenadores de Grupos de Trabalhos) nesse evento acadêmico, mapeando o debate a partir dos Grupos de Trabalho (2013-2021). Os dados apontaram para a existência de uma agenda de pesquisa que tem se consolidado, apresentando uma relativa autonomia em relação ao campo mais amplo da Sociologia, e também para a existência de agentes que tendem a capitanear o debate, encontrados principalmente em instituições periféricas no campo da Sociologia brasileira. Tanto na análise das temáticas quanto na análise dos agentes foi possível observar que o campo do Ensino de Sociologia no Brasil está em processo de autonomização.
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