
Diagnóstico da qualidade da água de mananciais tributários das bacias hidrográficas do Rio Grande e do Rio Paranaíba, no Pontal do Triângulo Mineiro, baseada em atividade de educação ambiental
2022; Jair Sindra Virtuoso Junior; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português
10.18554/rbcti.v6i2.5795
ISSN2359-4748
AutoresArmando Castello Branco, Kayra Helena Freitas Miranda, Tainá Marques Sampaio, Ana Karoline Silva Rocha de Farias, João Lemes Peçanha Neto, Stela Ferreira Rodrigues,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoHá muitos registros de que a integração com as comunidades locais tem suprido as demandas do monitoramento da qualidade da água de mananciais por meio da análise físico-química e microbiológica por equipes voluntárias. O presente estudo tem por objetivo apresentar os resultados do trabalho envolvendo o diagnóstico ambiental de cursos d´água após a realização de atividade de educação ambiental com populações de 3 municípios do Pontal do Triângulo Mineiro. Foram feitas oficinas com as comunidades locais de Carneirinho, Iturama e União de Minas de forma que amostras de água de 25 pontos de coleta em 10 mananciais fossem analisadas por parâmetros físicos (temperatura, turbidez, odor, óleos, graxas e material flutuante), químicos (oxigênio dissolvido, nitrato, nitrito, amônia, ortofosfato e pH) e microbiológicos (concentração de coliformes totais e de Escherichia coli). Os resultados revelaram o não atendimento, a pelo menos 1 parâmetro legal, em 90% das análises, inclusive, com situações com risco real à saúde das populações humanas. As atividades de educação ambiental revelaram-se eficientes tanto para o diagnóstico da qualidade da água de diversos mananciais como também para construção e consolidação de uma consciência ambiental coletiva. Intervenções educacionais, como a proposta, além de serem instrumentos didáticos para a educação ambiental, também se constituem em ação motivacional que desperta a sensação de pertencimento ao lugar com a percepção da corresponsabilidade pela qualidade de vida local e seu planejamento futuro de forma a transformar a realidade das comunidades participantes inclusive, em conjunto com a gestão pública municipal.
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