
Produtos perigosos ou sustentáveis: elaboração e avaliação de um jogo digital como ferramenta de educação científica
2021; Volume: 5; Linguagem: Português
10.30691/relus.v5i1-2.3141
ISSN2527-2624
AutoresKetelen Michele Guilherme de Oliveira Michele Guilherme de Oliveira, Ronaldo dos Santos Falcão Filho, Alberto De Almeida Guilherme, Daniela Morais Leme,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoA Educação Científica, por meio de atividades e práticas educacionais, pode ser utilizada para levar o conhecimento científico para alunos da educação básica. A abordagem de temas relacionados a sustentabilidade e a contaminação ambiental pode contribuir diretamente para a nossa qualidade de vida e para o desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, desenvolvemos um jogo digital educativo que aborda o impacto ambiental e social relacionado ao uso de produtos perigosos e sustentáveis. Além disso, avaliamos o potencial desse jogo como ferramenta de Educação Científica. Os resultados desse trabalho sugerem que o jogo contribuiu para a compreensão da temática abordada pelos estudantes avaliados. Após o jogo, os alunos entenderam a importância de utilizar produtos que apresentem impacto ambiental baixo ou despresível, e compreenderam os impactos negativos da utilização de produtos perigosos para os seres vivos e para o meio ambiente. Ademais, os estudantes compreenderam a relevância das pesquisas científicas na área de ecotoxicologia, pautadas em estudar produtos químicos e classifica-los como perigosos ou seguros.
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