Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Produtos perigosos ou sustentáveis: elaboração e avaliação de um jogo digital como ferramenta de educação científica

2021; Volume: 5; Linguagem: Português

10.30691/relus.v5i1-2.3141

ISSN

2527-2624

Autores

Ketelen Michele Guilherme de Oliveira Michele Guilherme de Oliveira, Ronaldo dos Santos Falcão Filho, Alberto De Almeida Guilherme, Daniela Morais Leme,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

A Educação Científica, por meio de atividades e práticas educacionais, pode ser utilizada para levar o conhecimento científico para alunos da educação básica. A abordagem de temas relacionados a sustentabilidade e a contaminação ambiental pode contribuir diretamente para a nossa qualidade de vida e para o desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, desenvolvemos um jogo digital educativo que aborda o impacto ambiental e social relacionado ao uso de produtos perigosos e sustentáveis. Além disso, avaliamos o potencial desse jogo como ferramenta de Educação Científica. Os resultados desse trabalho sugerem que o jogo contribuiu para a compreensão da temática abordada pelos estudantes avaliados. Após o jogo, os alunos entenderam a importância de utilizar produtos que apresentem impacto ambiental baixo ou despresível, e compreenderam os impactos negativos da utilização de produtos perigosos para os seres vivos e para o meio ambiente. Ademais, os estudantes compreenderam a relevância das pesquisas científicas na área de ecotoxicologia, pautadas em estudar produtos químicos e classifica-los como perigosos ou seguros.

Referência(s)