Artigo Acesso aberto Produção Nacional

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE EDUCAÇÃO NA SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

2022; Volume: 26; Issue: 3 Linguagem: Português

10.25110/arqsaude.v26i3.2022.8844

ISSN

1982-114X

Autores

Gabriel Pavinati, Lucas Vinícius de Lima, João Pedro Rodrigues Soares, Iara Sescon Nogueira, André Estevam Jaques, Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

A educação na saúde integra um conjunto de estratégias que possibilitam o desenvolvimento pessoal, profissional, cultural e social dos trabalhadores da saúde. Nesse sentido, o uso de tecnologias educacionais associado aos conhecimentos que os profissionais já detêm mostra-se como uma boa ferramenta para formação e consequente melhoria na qualidade do serviço prestado. Sendo assim, este trabalho buscou identificar na literatura as tecnologias educacionais utilizadas na educação na saúde. Tratou-se de uma revisão integrativa da literatura que teve como questão norteadora: quais têm sido as tecnologias educacionais utilizadas na educação na saúde identificadas na literatura? A busca eletrônica ocorreu no período de agosto a outubro de 2021, por meio das bases: SCOPUS (Elsevier); Cummulative Index to Nursing and Allied Health Literature; Web of Science; Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados em Enfermagem e Índice Bibliográfico Español en Ciencias de la Salud via Biblioteca Virtual em Saúde; Scientific Medical Literature Analysis and Retrieval System via PUBMED e a biblioteca virtual Scientific Electronic Library Online. Foram incluídos 11 artigos primários indexados. Verificou-se uma variedade de tecnologias utilizadas como estratégias de educação na saúde, evidenciado que, em sua maioria, são do tipo leve-duras ou duras. Enfatiza-se, entre elas, as tecnologias de informação e comunicação que possuem potencial de abrangência, sendo implementadas em diversos contextos.

Referência(s)