
Acolhimento feminino no espaço virtual: Projeto Elas - um Relato de Experiência
2022; Volume: 7; Issue: 10 Linguagem: Português
10.53843/bms.v7i10.293
ISSN2675-1542
AutoresVivian Waissmann Lederman, Sara Moraes do Prado, Ana Karoline Sepedro Lima, Mayana Ely Peron, Luis Othavio Da Rocha Pavanelí, Walquiria da Silva Pedra Parreira,
Tópico(s)Intimate Partner and Family Violence
ResumoIntrodução: A realidade das mulheres brasileiras tornou-se mais preocupante durante a pandemia, devido ao aumento do número de casos de violência doméstica. Tal retrocesso no combate ao machismo e às inúmeras violências contra a mulher, revelou uma urgência, a necessidade de criar redes de apoio para mulheres vítimas da violência de gênero. Relato: Diante disso, entre os meses de abril e maio, realizou-se uma Campanha Multicêntrica “Projeto Elas” através de rodas de conversas pelo Google Meet® com mulheres em situação de vulnerabilidade acolhidas por uma ONG. Discussão: O objetivo do projeto de extensão foi criar um espaço acolhedor e de troca de experiências. Além de abordar temas como relacionamentos tóxicos, abusos sexuais e empoderamento feminino com profissionais capacitados (advogada e psicólogas). Desse modo, foi possível criar um vínculo entre as mulheres e os coordenadores, bem como entre as próprias participantes que deram suporte umas às outras e compartilharam suas dificuldades e histórias, como problemas com os filhos e com seus relacionamentos amorosos. Por outro lado, o projeto encontrou resistência na adesão. Os obstáculos encontrados foram desde problemas técnicos, como acesso à internet, horário ou dia dos encontros, a problemas pessoais, como a presença do agressor em casa, o que dificultaria a discussão de assuntos que o envolvia. Embora os desafios dos projetos online sejam diversos, as demandas são urgentes e é necessário se adaptar às novas circunstâncias e criar novas estratégias para atender os problemas da população. Apesar disso, no formulário de feedback enviado ao final do projeto, das que responderam, 83,3% afirmaram ter gostado das rodas de conversa e 100% consideraram as rodas de conversa importantes. Conclusão: Assim, conclui-se que a Campanha Multicêntrica “Projeto Elas” atingiu objetivos propostos e destaca-se a importância de retomar e adaptar os projetos de extensão mesmo que no modelo online.
Referência(s)