
O processo de reconstrução de identidades e a noções de pertencimento dos sujeitos sociais atrelados ao ensino básico
2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 13 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v11i13.35580
ISSN2525-3409
AutoresJoaquim Rangel Andrade da Silva, Igo Marinho Serafim Borges, Amanda Cristiane Gonçalves Fernandes, Dihego de Souza Pessoa, Miriam Souza Martins, Lucivânia Rangel de Araújo Medeiros, Wagner Sousa Cavalcante, Jasmyne Karla Vieira Souza Maciel, Marília Macedo de Castro Leão Ramalho, Paula Roberta Gomes Canuto,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoEste artigo tem o objetivo analisar as contribuições da História local do município de Fagundes – PB, numa perspectiva da construção crítica e significativa de um ensino de história renovado, tendo em vista a composição da identidade social do indivíduo e sua percepção como agente ativo da história. A partir do pressuposto de que a construção de uma História global se dá a partir de uma infinidade de histórias plurais construídas ao longo do tempo, que merecem respeito e visibilidade de forma igualitária, busca-se, ainda, viabilizar a construção da consciência histórica dos sujeitos, proporcionando uma relação ativa com o momento e o espaço onde habita o alunado. A metodologia adotada baseia-se na proposta de um estudo bibliográfico, aliado a uma pesquisa de campo, in loco, buscando unir teorias e conceitos a realidade existente nos dias atuais Ao final, entende-se que a partir do estudo da história local, os indivíduos marginalizados do processo histórico passam a conhecer e valorizar suas vivências, necessário se faz, portanto, repensar o contexto local face ao ensino e a importância da reconstrução cultural do município de Fagundes, tendo em vista que a análise local, no contexto da educação básica, nos permite uma nova possibilidade de diálogo, perpassando a reflexão acerca da nossa identidade e incentivando o diálogo entre diferentes identidades, fomentando a postura de agentes de transformação social.
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