
Profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV em Alagoas, Brasil: caracterização dos usuários, adesão ao protocolo e comportamentos de risco para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)
2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 13 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v11i13.34515
ISSN2525-3409
AutoresLucianna Costa de Almeida Barbosa, Julya Thereza dos Santos Paixão, Riviane Tavares do Nascimento, Lygia Alves Vieira Antas, Renata Karina Reis, Géssyca Cavalcante de Melo,
Tópico(s)Adolescent Sexual and Reproductive Health
ResumoObjetivo: caracterizar o perfil dos usuários de PrEP, identificar a proporção de adesão ao protocolo e verificar a ocorrência de diagnóstico para IST. Metodologia: trata-se de um estudo retrospectivo de natureza quantitativa, realizado no Serviço de Assistência Especializada de uma capital nordestina. Foram utilizados registros secundários retirados do Sistema de Controle Logístico de Medicamentos e o instrumento de coleta foi um questionário baseado nas fichas de atendimento de PrEP disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. Resultados: o perfil dos usuários aponta para homens-cis, pardos, de idade maior ou igual a 30 anos, de orientação homossexual/gay/lésbica, que realizam intercurso sexual anal e possuem 12 ou mais anos de estudos. Ao longo das consultas, foi realizado um diagnóstico de clamídia e um de hepatite B. Sobre a adesão ao protocolo, foi percebido que sempre houve usuários que descontinuaram o protocolo. Conclusão: a partir desta avaliação, entende-se algumas das potencialidades e fragilidades da oferta do serviço, aspectos que são fundamentais para uma assistência mais completa.
Referência(s)