Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Desenvolvimento de flange do eixo de saída da caixa de redução de um veículo fora de estrada Baja SAE

2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 13 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v11i13.35557

ISSN

2525-3409

Autores

Cecília Teixeira de Mello e Moura, André Nascimento da Silva, Hugo Augusto Tupan Silva, Felipe Vieira Maciel, Sinval Pedroso da Silva,

Tópico(s)

Engineering Structural Analysis Methods

Resumo

O programa Baja SAE foi criado pela Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE) nos Estados Unidos com o objetivo de incentivar estudantes de graduação de escolas, à nível mundial, a colocarem em prática os conceitos acadêmicos aprendidos, a fim de desenvolverem o projeto, a fabricação e montagem de um veículo fora de estrada, para participação da competição. Assim, o escopo e objetivo principal deste trabalho foi o desenvolvimento do flange para acoplamento do eixo de saída da caixa de redução ao semieixo, que é parte integrante do sistema powertrain deste tipo de veículo. Com base nos dados de entrada do projeto, que incluem o torque transmitido no eixo de saída do sistema powertrain, e nos cálculos desenvolvidos após pesquisa bibliográfica realizada, foi possível dimensionar as medidas mínimas necessárias para o flange. Após esta etapa, as dimensões foram ajustadas de acordo com as de elementos de máquinas comerciais utilizados no mercado automotivo, como junta homocinética e parafusos. Referente ao material para a fabricação do flange, foi selecionado o ferro fundido nodular ASTM A536 100-70-03 (GGG-70). Para a montagem do flange e junta homocinética, foi selecionado parafuso do tipo Allen cabeça cilíndrica com sextavado interno e classe 12.9, por possuir boa resistência mecânica necessária para este tipo de aplicação.

Referência(s)
Altmetric
PlumX