
Desenvolvimento de flange do eixo de saída da caixa de redução de um veículo fora de estrada Baja SAE
2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 13 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v11i13.35557
ISSN2525-3409
AutoresCecília Teixeira de Mello e Moura, André Nascimento da Silva, Hugo Augusto Tupan Silva, Felipe Vieira Maciel, Sinval Pedroso da Silva,
Tópico(s)Engineering Structural Analysis Methods
ResumoO programa Baja SAE foi criado pela Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE) nos Estados Unidos com o objetivo de incentivar estudantes de graduação de escolas, à nível mundial, a colocarem em prática os conceitos acadêmicos aprendidos, a fim de desenvolverem o projeto, a fabricação e montagem de um veículo fora de estrada, para participação da competição. Assim, o escopo e objetivo principal deste trabalho foi o desenvolvimento do flange para acoplamento do eixo de saída da caixa de redução ao semieixo, que é parte integrante do sistema powertrain deste tipo de veículo. Com base nos dados de entrada do projeto, que incluem o torque transmitido no eixo de saída do sistema powertrain, e nos cálculos desenvolvidos após pesquisa bibliográfica realizada, foi possível dimensionar as medidas mínimas necessárias para o flange. Após esta etapa, as dimensões foram ajustadas de acordo com as de elementos de máquinas comerciais utilizados no mercado automotivo, como junta homocinética e parafusos. Referente ao material para a fabricação do flange, foi selecionado o ferro fundido nodular ASTM A536 100-70-03 (GGG-70). Para a montagem do flange e junta homocinética, foi selecionado parafuso do tipo Allen cabeça cilíndrica com sextavado interno e classe 12.9, por possuir boa resistência mecânica necessária para este tipo de aplicação.
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