
TEOREMA DE PITÁGORAS ALÉM DA ÁREA DE QUADRADOS:
2022; Volume: 28; Issue: 2 Linguagem: Português
10.7867/1982-4866.2022v28n2p03-18
ISSN1982-4866
AutoresEugênio Lira Filho, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEste artigo apresenta parte de um estudo acerca da validade do teorema de Pitágoras, junto a um grupo de oito professores, usando como recurso tecnológico o software GeoGebra. É o recorte de uma dissertação de mestrado, apresentada em um Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas. Durante os encontros presenciais, os professores construíram objetos dinâmicos (Objetos Digitais de Aprendizagem - ODA) para investigar o teorema de Pitágoras, utilizando o software GeoGebra. Os objetos construídos visaram a validar o teorema de Pitágoras para qualquer polígono regular construído sobre os lados do triângulo retângulo, bem como sobre um semicírculo. Os dados foram coletados a partir de diário de campo e formulários impressos de investigação. Os resultados apontam que os professores construíram um novo sentido para o teorema de Pitágoras e evidenciaram que o software GeoGebra foi produtivo na investigação realizada.
Referência(s)