Esporte, comunicação e sociologia:
2022; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO; Volume: 22; Issue: 47 Linguagem: Português
10.46391/alceu.v22.ed47.2022.267
ISSN2175-7402
AutoresBernardo Borges Buarque de Hollanda,
Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoO artigo objetiva reconstituir a trajetória de Ronaldo Helal, um dos pioneiros da introdução dos esportes no campo acadêmico da Comunicação e das Ciências Sociais no Brasil. A reconstituição do seu percurso formativo e da sua produção bibliográfica tenciona demonstrar os marcos do amadurecimento de um método, voltado à identificação das narrativas midiáticas da nação, por intermédio de esportes coletivos como o futebol profissional. Ao longo de três decênios, o autorvem desenvolvendo uma metodologia de análise dos discursos jornalísticos sobre a performance da Seleção brasileira nos torneios quadrienais da FIFA, mais conhecidos como Copas do Mundo. Argumentamos para tanto que um diferencial de sua perspectiva sobre a construção do nacionalismo esportivo tem sido um deslocamento progressivo do olhar, ao eleger fontesestrangeiras – periódicos do Uruguai, da Argentina e da França – para compreender as relações de identidade enunciadas pela mídia impressa acerca do Brasil e da suposta natureza do jogador brasileiro. Tal descentramento permite desvelar a construção de estereótipos identitários, ao mesmo tempo em que possibilita relativizar o paradigma da “essência” da nação em eventos competitivos internacionais. Propõe-se, por fim, que a capacidade de construir uma obra autoral relaciona-se também ao conceito de “viagem como vocação”, mobilizado pela antropóloga Fernanda Peixoto para abordar uma tradição de intelectuais que interpretaram o Brasil, graças a um movimento simbólico-espacial de aproximação e distanciamento, com o reconhecimento especular das alteridades e das diferenças nacionais.
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