
A Copa nas capas: futebol, acontecimento e romantismo na Copa FIFA 2018
2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português
10.34019/1981-4070.2022.v16.34420
ISSN1981-4070
AutoresAndré Melo Mendes, Raquel Dornelas,
Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoEste artigo analisa como o desempenho da seleção brasileira na Copa do Mundo FIFA 2018 foi enquadrado pelas capas dos três jornais de maior circulação do país à época —de acordo com o Instituto Verificador de Comunicação: Super Notícia, O Globo e Folha de S. Paulo. O objetivo deste trabalho é investigar os discursos e os valores veiculados nos jornais diários a respeito desse campeonato. Apesar da constante queda de interesse do público brasileiro pelo jornalismo impresso, esse tipo de comunicação ainda é bastante relevante na sociedade brasileira, especialmente porque os textos dos periódicos também circulam em publicações na internet, pautando discussões em outras ambiências, incluindo os perfis oficiais dos próprios veículos de informação. Na reflexão aqui apresentada, recorremos a um método de base semiótica em que realizamos a análise das capas em dois momentos: um analítico e outro interpretativo. As noções de Acontecimento, Discurso, Enquadramento e o conceito de Romantismo foram utilizadas como as principais chaves conceituais para a discussão. Ao final das análises, percebeu-se que um ideal romântico sobrevive nos discursos sobre a Copa, apesar de o esporte estar passando por mudanças globais, especialmente na relação entre torcedores e suas seleções nacionais.
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