Artigo Acesso aberto Produção Nacional

OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE ALGORITMOS PARA SOLUÇÃO DO PROBLEMA DE CAMINHO MÍNIMO

2022; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 22; Issue: 3 Linguagem: Português

10.5585/exactaep.2022.22247

ISSN

1983-9308

Autores

Wilson Da Silva Lourenço, Wonder Alexandre Luz Alves, Stanley Jefferson de Araújo Lima, Sidnei Alves de Araújo,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Embora o uso das novas tecnologias seja reconhecido e amplamente explorado na literatura recente como uma importante alternativa para o aprendizado de conceitos teóricos e práticos nas áreas de Engenharia e Informática, há ainda muito espaço para novas ferramentas computacionais, principalmente no que tange a visualização de algoritmos de otimização em redes. Neste trabalho é apresentado um objeto de aprendizagem computacional para auxiliar a compreensão dos alunos sobre o funcionamento de algoritmos para solução do problema de caminho mínimo (PCM), os quais são comumente ensinados em cursos de graduação como Engenharia de Produção, Ciência da Computação e Sistemas de Informação. O objeto proposto possui uma interface gráfica interativa, que emprega recursos da biblioteca JUNG (Java Universal Network/Graph), e permite ao aluno representar e resolver o problema investigado, além de demonstrar como cada um dos algoritmos disponíveis (Dijkstra, A* e Greedy Search) resolve o problema. Experimentos realizados com alunos do curso de Ciência da Computação sinalizaram que o objeto de aprendizagem pode trazer benefícios para a aprendizagem, considerando a necessidade de conhecimentos teóricos acerca do PCM.

Referência(s)
Altmetric
PlumX