
A contingência da coerência à luz da noção de contexto: análise de tuítes do Globo Rural
2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português
10.35572/rlr.v11i3.2513
ISSN2317-2347
AutoresGirllaynne Gleyca Bezerra dos Santos Marques, Gabriel do Nascimento Santana,
Tópico(s)Discourse Analysis in Language Studies
ResumoO presente trabalho se ancora na Linguística Textual (LT), buscando refletir sobre como a noção de contexto e suas categorias de emergência e incorporação (HANKS, 2008) contribuem para elucidar os processos de construção da coerência em interações digitais. Concebemos o texto como evento (MARCUSCHI, 2008; CAVALCANTE; CUSTÓDIO FILHO, 2010), abarcando nessa noção o fenômeno do hipertexto, como manifestação textual caracterizada por especificidades que tornam ainda mais central a noção de contexto e a construção da coerência nas interações digitais (PAVEAU, 2020; ELIAS; CAVALCANTE, 2017). Compreendemos o contexto enquanto movimentos de emergência e incorporação e a construção da coerência enquanto uma construção de sentido altamente local e contingente, o que nos permite tratar a construção da coerência de forma mais sistemática. Partindo dessas categorias e do desafio do texto nativo digital para a investigação linguística, analisamos um tuíte da página oficial do programa de televisão “Globo Rural”, observando como a incorporação de uma interação a mais de um contexto pode ser estratégica para o engajamento nas interações digitais, aspecto reforçado em interações subsequentes que enfatizaram o caráter ambivalente do tuíte entre os campos político e do agronegócio. Além disso, notamos como os comentários ao tuíte indicaram uma construção de sentido variando entre sentidos estritos, sentidos estabelecidos na relevância interpretativa ou na relevância topical. Portanto, enfatiza-se que a coerência se constrói em vários níveis, que o contexto é construído na interação e, principalmente, que coerência e contexto são altamente dinâmicos em relação às interações estabelecidas pelos participantes na prática discursiva.
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