Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Indústria mediática brasileira e soft power da novela em Angola

2022; Hertz Wendel de Camargo; Volume: 24; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5380/am.v24i1.85126

ISSN

2238-0701

Autores

Augusto Lourenço,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

Para a perpetuação da dominação colonial, barreiras e artifícios foram arquitetados pelas autoridades de Portugal com vista a afastar Angola dos Brasileiros. Contudo, unidos por laços históricos e de consanguinidade, os dois países contornaram os obstáculos e o Brasil, através da sua indústria cultural, estreitou os laços de amizade e empatia com as populações angolanas. O presente artigo tem como objetivo abordar aspectos inerentes ao papel das mediações e do soft power da novela no reforço da empatia e consequentemente na modelagem da identidade cultural dos angolanos. Após mostrar como se deu o processo de aproximação cultural entre Brasil e Angola por meio do estudo da presença da novela Roque Santero no universo das feiras e mercados da cidade de Luanda, conclui-se que o soft power exercido pela produção cultural mediática não apenas permite o contato com a alteridade por meio de processos interculturais, mas também incentiva a produção de narrativas ficcionais locais, assentes em seu próprio repertório cultural e identitário.

Referência(s)