
O olhar dos professores ao Programa Saúde na Escola: contribuições na perspectiva do ensino de ciências naturais
2022; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Issue: 42 Linguagem: Português
10.5585/42.2022.22482
ISSN1983-9294
AutoresEdson Manoel dos Santos, Valéria Trigueiro Santos Adinolfi,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoO Programa Saúde na Escola está presente em muitos municípios brasileiros, com expressivo protagonismo dos profissionais de saúde. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar o Programa Saúde na Escola sob o olhar dos professores, especialmente os de ciências naturais, quanto às parcerias estabelecidas entre escolas e unidades de saúde, buscando identificar o lugar da educação no planejamento, execução e avaliação das ações desenvolvidas. Um questionário foi aplicado para professores da DRE Pirituba/Jaraguá e analisados com o Discurso do Sujeito Coletivo. Ao todo, 251 professores participaram representando 66 escolas. Os resultados sugerem que o poder simbólico do jaleco branco está presente na parceria entre educação e saúde, que os professores não estão envolvidos no planejamento, execução e avaliação do Programa, que as ações apresentam relações diretas com conteúdos de ciências da natureza e que os docentes deveriam ter o protagonismo na parceria, em especial os de ciências da natureza.
Referência(s)