
Atenção Secundária e o processo formativo na Odontologia
2022; Volume: 22; Issue: 2 Linguagem: Português
10.30979/revabeno.v22i2.1721
ISSN2595-0274
AutoresThayane Maria Botelho Florêncio, Sandra Maria Alves Sayão Maia, Paulo Maurício Reis de Melo Júnior, Hérika de Arruda Maurício,
Tópico(s)Healthcare Regulation
ResumoOs Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) se constituem em campos de práticas essenciais no processo formativo do cirurgião-dentista, contudo, atravessados por uma série de desafios. O objetivo deste artigo é descrever a experiência na condução das atividades práticas de atenção especializada em saúde bucal, no contexto da pandemia de COVID-19, no Curso de Graduação em Odontologia da Universidade de Pernambuco (UPE), campus Santo Amaro. Trata-se de um relato de experiência de caráter exploratório e descritivo, construído a partir do processo de trabalho desenvolvido no período de março de 2020 a julho de 2021. Foram realizados em torno de duzentos procedimentos especializados em saúde bucal, proporcionando ações, reflexões, criatividade e inovação na consolidação de um cenário propositivo diante de problemas reais enfrentados na integração ensino-serviço, pactuado entre a Faculdade de Odontologia de Pernambuco e a Prefeitura da Cidade do Recife. Os CEO apresentam-se como equipamentos fundamentais na condução do cuidado integral em saúde bucal, sendo possível identificar estratégias exequíveis e capazes de garantir a manutenção do papel formativo da atenção secundária, mesmo em contextos como da pandemia de COVID-19.
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