
Iniciação científica com ensino médio: a aprendizagem baseada em problemas como forma de investigação geográfica
2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 26; Linguagem: Português
10.5902/2236499467519
ISSN2236-4994
AutoresRenan Pessina Gonçalves de Lima, Igor Cauê Vieira de Oliveira Pinto, Jéssica da Silva Rodrigues Cecim, Rafael Straforini,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO artigo apresenta e analisa uma série de práticas educacionais no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Ensino Médio (PIBIC-EM) desenvolvidas na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Metodologicamente, nos orientamos pela corrente educacional do “Cotidiano Escolar” em diálogo com os pressupostos teórico-metodológicos do “Problem Bsed Learning” (PBL), ou Aprendizagem Baseada em Problemas. Nosso objetivo trata-se de analisar o processo de construção de um raciocínio geográfico com as estudantes participantes do projeto por meio da Aprendizagem Baseada em Problemas, a partir da temática da gravidez na adolescência e as práticas espaciais das adolescentes grávidas no contexto do município de Campinas-SP. Os resultados apontam para a potência do PBL na elaboração de práticas educativas que estimulam a autonomia, a criticidade, a criatividade e um pensamento científico, assim como permitem e promovem ferramentas para a construção de um raciocínio geográfico com as estudantes.
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