Artigo Acesso aberto Produção Nacional

PRÁTICAS CORPORAIS COMO ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA IDENTIDADE CULTURAL DOS POVOS E GRUPOS, UTILIZANDO AULAS DE DANÇA, JOGOS E COMUNICAÇÃO

2022; Volume: 3; Issue: 10 Linguagem: Português

10.47820/recima21.v3i10.2023

ISSN

2675-6218

Autores

Ueudison Alves Guimarães, Silvania Maria Roque, Jane Da Fonseca Lopes,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Historicamente as práticas corporais oferecidas pela Educação Física estão distribuídas em cinco grandes vertentes: a ginástica, o desporto, o jogo, a dança e a luta, em uma programação curricular para os diferentes níveis de ensino, porém, pouco se tem escrito sobre as finalidades e atividades de Educação Física para a Educação Infantil, sendo limitado recomendar para este nível da Educação Básica, apenas atividades recreativas. Pouco se fala na aula de Educação Física como ato pedagógico, com seus objetivos e estratégias de intervenção que considerem os processos de desenvolvimento e de aprendizagem. Referindo-se à metodologia aplicada para a edificação deste breve estudo, cita-se a escolha da pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa com abordagem descritiva, buscando descrever a realidade encontrada e observada. Neste sentido, entende-se que na Educação Infantil as atividades corporais devam ceder lugar para a psicomotricidade, buscando fundamentos teóricos e práticos que sirvam de instrumental para atuar nesta etapa da Educação Básica, utilizando o ato de brincar como âncora pedagógica. Diante do exposto, esta pesquisa visa apresentar a importância das práticas corporais como elementos constitutivos da identidade cultural. Conclui-se, pois, a importância de se trabalhar jogos, danças e comunicação, especialmente quando se fala do trabalho encarado pela prática corporal demonstrando a identidade dos seres humanos.

Referência(s)