Artigo Acesso aberto

TDAH na infância: uma revisão narrativa

2022; Brazilian Journal of Development; Volume: 5; Issue: 5 Linguagem: Português

10.34119/bjhrv5n5-241

ISSN

2595-6825

Autores

Clarice Carmona Ferreira, Rafael Pinto Silveira, Denise Cristina Pacheco, Larissa Caixeta Vieira, Rafael Castro Seabra, Raíssa Rebeca Albuquerque Cavalcante, Arianan Maracaipe Rego, Natália Claret Torres Praça, Victoria Hemilly de Moraes Silveira, Matheus Neres Batista,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

Introdução: O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é caracterizado como uma síndrome psiquiátrica de alta prevalência na pediatria, tendo consigo critérios clínicos operacionais bem estabelecidos para o seu diagnóstico. Objetivo: revisão dos elementos essenciais referentes ao diagnóstico precoce e às abordagens sociais do TDAH na infância. Discussão: O TDAH tem como etiologia diversos fatores: marcadores fenotípicos e genéticos; mostrando uma complexa alteração embriológica nos substratos neurais que regulam as funções executivas, tendo principalmente uma dificuldade em inibir comportamentos e de controlar as interferências. As consequências da falha neste processo inibitório seriam responsáveis pelas sintomatologias de baixa tolerância à espera, alta necessidade de recompensa imediata, falta de um comportamento governado por regras, falha na previsão das consequências e emissão de respostas rápidas, porém imprecisas. Conclusão: Percebe-se que o TDAH é uma condição de grande prevalência na população pediátrica e que causa diversos impactos na vida cotidiana das crianças. Sendo assim, é necessário que haja um diagnóstico precoce deste transtorno, a fim de que os pacientes recebam intervenções em tempo oportuno, para que as consequências negativas da doença sejam atenuadas.

Referência(s)