A presença das juventudes na educação de pessoas jovens, adultas e idosas (EJA): reflexões acerca das motivações

2022; Brazilian Journal of Development; Volume: 8; Issue: 10 Linguagem: Português

10.34117/bjdv8n10-004

ISSN

2525-8761

Autores

Emeline Dias Lódi, Adriana Regina Sanceverino, Tanara Terezinha Fogaça Zatti, Adilson de Souza Borges, Cenira Rosa Cechin Skorek,

Tópico(s)

Health, Education, and Aging

Resumo

O presente artigo objetiva compreender o fenômeno juvenilização na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EJA) no munícipio de Ponte Serrada-SC, buscando identificar mediante análise quais são os motivos que levam os(as) jovens evadirem do Ensino de Crianças, Adolescentes e Jovens e/ou migrarem para EJA. Quanto à metodologia, empregou-se a abordagem quantiqualitativa nessa pesquisa de tipo exploratória e descritiva. Os resultados evidenciam a crescente juvenilização nesta instituição de ensino, haja vista que 75.34% dos(as) estudantes são jovens. Com relação aos motivos que os(as) levaram evadirem do Ensino de Crianças, Adolescente e Jovens e/ou migrarem para a EJA foi possível constatar as seguintes motivações: relações conflituosas estabelecidas na escola, dificuldades no processo de escolarização, necessidade de trabalhar e com fatos inesperados acontecidos ao longo da vida. Isto posto, reitera-se a necessidade de estabelecer outros olhares sobre os(as) jovens e as juventudes, pois o fenômeno juvenilização representa a nova identidade da EJA.

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