Avaliação das boas práticas de fabricação em unidades de alimentação e nutrição escolares de Pernambuco
2022; Brazilian Journal of Development; Volume: 8; Issue: 10 Linguagem: Português
10.34117/bjdv8n10-122
ISSN2525-8761
AutoresDayane de Melo Barros, Danielle Feijó de Moura, Zenaide Severina do Monte, José Hélio Luna da Silva, Letícia da Silva Pachêco, Bruna Karoline Alves de Melo Silva, Vanessa Maria dos Santos, Marllyn Marques da Silva, Sílvio Assis de Oliveira Ferreira, Tamiris Alves Rocha, Amanda Nayane da Silva Ribeiro, Estefany Karolayne dos Santos Machado, Catharina Vitória Barros de Lima, Jefferson Thadeu Arruda Silva, Thays Vitória de Oliveira Lima, Sâmila Evelly Tenório da Silva, Cleiton Cavalcanti dos Santos, Maria Isabela Xavier Campos, Alessandra Karina de Alcântara Pontes, Roseane Ferreira da Silva, Gerliny Bezerra de Oliveira, José Emerson Tavares de Macedo, Anadeje Celerino dos Santos Silva, Marcela de Albuquerque Melo,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoAs Unidades de Alimentação e Nutrição Escolares (UANE) têm como função primordial produzir refeições que atendam às necessidades nutricionais dos estudantes e que sejam seguras para o consumo. Para isso, faz-se necessária a realização dos procedimentos de boas práticas para serviços de alimentação, com a finalidade de garantir as condições higiênico-sanitárias do alimento preparado. Dessa forma, o objetivo do estudo foi avaliar as Boas Práticas de Fabricação (BPF) de duas UANE de Pernambuco. Para tanto, foi realizada uma pesquisa do tipo quantitativa e qualitativa com base em um checklist de verificação de BPF, apresentando módulos preconizados na RDC n° 216/2004, para uma produção de alimentos com qualidade. Os resultados obtidos evidenciaram que, ambas as escolas ao serem avaliadas apresentaram um percentual acima de 90% quanto as conformidades das BPF, o que evidencia uma boa qualidade na produção das refeições das instituições de ensino.
Referência(s)