Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ENSINO REMOTO NA PANDEMIA DE COVID-19: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Issue: 27 Linguagem: Português

10.5380/ce.v27i0.84547

ISSN

2176-9133

Autores

Itanna Vytoria Sousa Serra, Josse Maria Melo Lima, Gilberto Tadeu Reis da Silva, Jeferson Xavier Pinheiro dos Santos, Laiane da Silva Santana,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

Objetivo: relatar as experiências dos autores durante o ensino remoto na pós-graduação em Enfermagem e Saúde, frente à pandemia de Coronavírus, sob a perspectiva de Paulo Freire. Método: relato de experiência a partir da observação direta e da participação nas atividades do componente curricular, entre março e junho de 2021, em uma universidade pública no Estado da Bahia (Brasil). Os dados foram registrados em um diário de campo, organizados por aproximação temática e analisados a partir do processo de ação-reflexão-ação. Resultados: identificaramse três dimensões que descortinaram os horizontes vivenciados no ensino remoto emergencial na perspectiva de buscar a qualificação da educação superior em saúde. Conclusão: observou-se que os diálogos realizados nas aulas remotas perpassaram por desafios e inovações no planejamento e na prática de aula e ressignificaram o processo de caracterização da prática docente. Evidenciou-se uma perspectiva de proporcionar o curso com qualidade, estimulando o processo de ação-reflexão-ação no ensino-aprendizagem.

Referência(s)