Gestão de campos de férias para crianças
2022; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Linguagem: Português
10.22456/1982-8918.123548
ISSN1982-8918
AutoresMarisa Sousa, Celina Gonçalves, Rui Biscaia, María José Carvalho,
Tópico(s)Tourism, Volunteerism, and Development
ResumoO estudo dos campos de férias para crianças aumentou nos últimos anos. Todavia, a utilização de diferentes termos e a dispersão da informação na literatura acerca da gestão destes eventos dificulta o esclarecimento das diretrizes de pesquisa, por um lado, e dificulta a melhoria das práticas de gestão, por outro. Este estudo visa sintetizar o conhecimento existente na gestão destes eventos, identificar inconsistências e lacunas na literatura, e definir direções para futuras pesquisas e práticas. Foi realizada uma revisão estruturada de estudos publicados entre 1950-2021. Metade dos estudos utilizou o termo “campos de verão”; mas também foram utilizados outros dez termos diferentes. Foram identificadas cinco áreas de gestão: segurança, comportamento do consumidor, recursos humanos, organização de eventos e pesquisa em campos de férias. Foram ainda identificadas lacunas na literatura. Estes resultados são importantes para definir novos caminhos de pesquisa e melhorar a gestão destes eventos.
Referência(s)