
PROJETO SAÚDE EM CENA: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A REALIZAÇÃO DE UMA OFICINA DE CAPACITAÇÃO SOBRE SIMULAÇÃO REALÍSTICA
2022; Volume: 2; Issue: Suppl.3 Linguagem: Português
10.52600/2763-583x.bjcr.2022.2.suppl.3.644-649
ISSN2763-583X
AutoresVitória Talya dos Santos Sousa, Rayara dos Santos Freitas, Maria Juliana Nobre da Silva Batista, Breno Sousa Bandeira, Luana Bernardo Bezerra Da Silva, Patrícia Freire de Vasconcelos,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoINTRODUÇÃO: A utilização da simulação realística tem crescido nas instituições de ensino brasileiras, especialmente no campo da saúde, por tratar-se de um método ativo que permite o treinamento em condições próximas às reais. Não obstante, além de participar ativamente nas atividades simuladas, conhecer a estrutura e formas de aplicação pode ser um ponto-chave para o desenvolvimento nos serviços de saúde e ambientes de ensino. OBJETIVO: Relatar a experiência da organização de uma oficina de capacitação sobre simulação realística. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência sobre a organização de uma oficina de capacitação sobre simulação realística por acadêmicos de enfermagem, tendo como público graduandos de enfermagem, engenharia de alimentos e pedagogia. A oficina aconteceu por meio da plataforma Google Meet, no dia 13 de maio de 2022 e teve duração de duas horas. O momento foi ministrado por um enfermeiro com ampla experiência na área e teve como objetivo a qualificação de integrantes do Projeto de Extensão Saúde em Cena. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Participaram do evento 15 discentes. Percebeu-se neste grupo universitário, por meio do feedback positivo dos participantes, o aperfeiçoamento do conhecimento referente às simulações realísticas, aos tipos de cenário e ao método de debriefing. Sob tal prisma, é possível perceber que houve contribuições relacionadas à qualificação dos integrantes do Projeto, tornando-os mais capacitados para atuar na prática das simulações ligadas à educação em saúde. Para os discentes organizadores, além do aprendizado adquirido pelo conteúdo ministrado, foram aperfeiçoadas habilidades de organização, liderança e trabalho em equipe, características fundamentais para o futuro exercício da profissão. CONCLUSÃO: Através da aplicação da capacitação, pôde-se observar que os acadêmicos conquistaram um maior conhecimento e habilidades em relação à prática da implementação e aplicabilidade da simulação realística, tornando esta em uma excelente ferramenta para o processo de ensino-aprendizagem.
Referência(s)