
Aprendizagem inventiva de professores da escola básica na pandemia da covid-19
2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; Volume: 16; Issue: 3 Linguagem: Português
10.34019/1982-1247.2022.v16.34510
ISSN1982-1247
AutoresSandra Patrícia Ataíde Ferreira, Fabíola Mônica da Silva Gonçalves, Ricardo Alves de Olinda, Alex Barbosa Abreu Pinto, Keilla Rebeka Simões de Oliveira, Vanessa Nicolau Freitas dos Santos, Ângela Alves de Araújo Barbosa, Marina Feliciano Feitoza, Darlene Correia Tenório, Ingledy Delana Pereira de Oliveira, Mitishaeli Leôncio da Silva Sousa,
Tópico(s)Occupational Health and Burnout
ResumoEste trabalho está fundamentado na perspectiva da cognição inventiva, objetivando compreender como o professor se inventa no processo de sua própria aprendizagem de utilização de ferramentas no ensino remoto. Participaram 93 professores da educação básica (Paraíba e Pernambuco). Mediante análise estatística descritiva dos dados sociodemográficos e análise de conteúdo de respostas às questões abertas de um questionário online, observou-se que as mulheres são as mais afetadas pelas mudanças nas condições da educação escolar provocadas pela pandemia da COVID-19, recriando relações (inter)pessoais e com os conhecimentos da profissão nos limites do próprio corpo e das exigências de um trabalho docente contínuo.
Referência(s)