Análise de gerenciamento de compras de um supermercado compacto "x" da região Oeste do Paraná
2022; Brazilian Journal of Development; Volume: 4; Issue: 4 Linguagem: Português
10.34140/bjbv4n4-014
ISSN2596-1934
AutoresWerner Engel, Jeferson Luiz Reichert, Germano De Paula, Samoel Nicolau Hanel, Vanessa Bottoni Dos Santos,
Tópico(s)Agricultural and Food Sciences
ResumoA manutenção da empresa no mercado brasileiro defronta-se com mais dificuldades em razão das adversidades por que passa a economia do país e da expansão das redes varejistas o que provoca o achatamento das margens de lucro. A elaboração do presente artigo centrou-se no procedimento de gestão de compras de mercadorias para venda em um supermercado de pequeno porte, identificado como Supermercado compacto X. Utilizou-se o Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP) que é um software de aperfeiçoamento da gestão das firmas, automatizando os processos juntamente com as atividades de vendas, compras, estoque, finanças, logística, contabilidade, fiscal, e recursos humanos Para isso procurou-se pesquisar desde a descrição do seu consumidor até o perfil do seu fornecedor. O objetivo do estudo é fazer uma análise de gerenciamento de compras de um supermercado compacto "x" da região oeste do Paraná. Para o levantamento das informações realizou-se pesquisa mediante os recursos de análise documental dos registros e do sistema operacional da empresa no período de janeiro a junho de 2018. O setor ou seção de mercearia foi a que apresentou os maiores volumes financeiros, com destaque para as vendas, seguido de custos e tributos. Porém, quanto ao lucro, essa seção ficou em segundo lugar dentre as seções da empresa. A seção de carnes e pescados foi a que apresentou maior lucro e a seção de hortifruti a com menor. A pesquisa possibilitou fazer algumas ponderações a serem consideradas pelo setor de compras para que possa auxiliar no gerenciamento desse empreendimento e de outros similares.
Referência(s)