
Contação de História Mediada pela Comunicação Alternativa no TEA
2022; UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; Volume: 31; Issue: 68 Linguagem: Português
10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p69-84
ISSN2358-0194
AutoresAna Aparecida de Oliveira Machado Barby, Paloma Aparecida Oliveira Ratuchne, Gabriela Christine Spinardi,
Tópico(s)International Relations and Autism
ResumoRESUMO: O objetivo do estudo foi investigar as pesquisas brasileiras sobre a contação de histórias utilizando a Comunicação Ampliada e Alternativa (CAA) como recurso pedagógico, para estudantes no Transtorno do Espectro Autista (TEA) entre os anos de 2015 e 2021. Os estudos foram selecionados nas plataformas Google acadêmico, CAPES e SciELO, com os descritores TEA e contação de história; CAA, TEA e contação de história; Comunicação Alternativa e autismo. A pesquisa foi de análise qualitativa, com revisão bibliográfica. Todos os estudos selecionados relataram resultados positivos na comunicação com crianças no TEA a partir do emprego da CAA na contação de histórias. Concluiu-se que o número de pesquisas sobre o tema é escasso e recente e a maioria na área da saúde, evidenciando a necessidade de maiores investimentos em metodologias alternativas de ensino para estudantes TEA e incentivo a produções acadêmicas na área educacional.
Referência(s)