Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Acesso e qualidade da prestação dos serviços de saneamento básico: percepção de uma população no litoral paulista

2022; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5585/geas.v11i1.20281

ISSN

2316-9834

Autores

Raul Sampaio de Lima, Ana Cristina Bagatini Marotti, Cristine Diniz Santiago, Érica Pugliesi, Luiz Eduardo Moschini,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Objetivo: Avaliar a percepção dos habitantes do abairramento Santa Rosa (Guarujá-SP) sobre a prestação de serviços de saneamento básico e identificar demandas e prioridades para melhoria desses serviços.Metodologia: Para a identificação das demandas foram aplicados questionários estruturados em agrupamentos de quarteirões, definidos com base no índice de desenvolvimento social, a fim de considerar a complexidade socioambiental do abairramento. Os resultados foram espacializados para avaliar possíveis diferenças de percepção entre os diferentes bairros que compõe a área de estudo.Relevância: O saneamento básico constitui um direito humano essencial, e a universalização destes serviços é um dos grandes desafios contemporâneos, devido a sua complexidade. Apesar da universalização e qualidade dos serviços serem de interesse de diversos atores sociais, nem sempre as políticas adotadas refletem as necessidades da sociedade.Resultados: Observou-se elevada heterogeneidade na percepção quanto ao atendimento e à qualidade dos serviços de saneamento básico no abairramento. O abastecimento de água é o único serviço avaliado como adequado; por outro lado, drenagem e esgotamento sanitário são os que mais demandam melhorias, enquanto a gestão de resíduos tem uma percepção bastante distinta dos dados disponíveis sobre atendimento. Estes resultados revelam a importância da participação social em todas as etapas da gestão do saneamento básico. Incorporar a participação resulta em políticas que refletem e contemplam as demandas reais da população.Contribuições para a gestão: Foram identificadas áreas prioritárias para investimentos e aprimoramentos, objetivando a melhoria dos serviços e da qualidade de vida da população local. Os resultados também podem contribuir para a atualização de planos e/ou normativas municipais.

Referência(s)