
ARTE (POSTAL) COMO PROCESSO
2016; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 8; Issue: 15 Linguagem: Português
10.5965/2175234607132015020
ISSN2175-2346
Autores Tópico(s)Photographic and Visual Arts
ResumoAssim como qualquer manifestação cultural, a arte postal surge, em âmbito internacional, a partir de diferentes influências e questionamentos herdados de situações prévias ou contemporâneas. Neste artigo apresento algumas dessas influências, pelo menos as principais, bem como um panorama do contexto artístico-histórico que alimentou essa prática. Partindo das questões da arte conceitual e das manifestações conceitualistas que se deram na América Latina, relaciono a arte postal a essa série de proposições artísticas que tinham como problemática o “objeto de arte”, a crítica às instituições museológicas e o lugar da arte na vida. Entendendo a arte postal na sua dimensão internacional, por fim, a situo no contexto artístico brasileiro, pelo qual tenho particular interesse, a partir do mapeamento de eventos e, posteriormente, da sua recente institucionalização.
Referência(s)