Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Recursos de um professor para o ensino do Itinerário Formativo de Educação Financeira, Fiscal e Empreendedora: uma análise à luz da teoria da Abordagem Documental do Didático

2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 14 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v11i14.36165

ISSN

2525-3409

Autores

Guilherme Araújo Soares, Francisco Eteval da Silva Feitosa, Adriana de Souza Groschke,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar o desenvolvimento do ensino no contexto do itinerário formativo de Educação Financeira, Fiscal e Empreendedora, a partir do mapeamento do sistema de recursos do professor. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa com o delineamento de um estudo de caso e ancorou-se na Abordagem Documental do Didático. O participante do estudo é um professor do ensino médio de uma escola da rede pública, localizada na zona leste de Manaus e os dados foram coletados a partir de diário de bordo, questionários, entrevistas e filmagem. Neste estudo, ficou evidente o caráter dinâmico do Sistema de Recursos do professor, no processo de criação e adaptação dos recursos e pode-se perceber que considerar o estudante protagonista do processo e uso de tarefas contextualizadas, como crenças em ação presentes no esquema do professor para o ensino de Educação Financeira, Fiscal e Empreendedora.

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