Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Práticas exitosas de Robótica no Ensino Médio Integrado: Ensinando conhecimentos aprendidos em curso de capacitação no Porto-PT

2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 14 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v11i14.36302

ISSN

2525-3409

Autores

Álvaro Itaúna Schalcher Pereira, Francisco Adelton Alves Ribeiro, Jose Weliton Aguiar Dutra, Ernando Gomes de Sousa, Josielta Alves dos Santos, Lusinete da Costa Fonte, Abias Rodrigues da Cruz, Francisco da Silva Paiva, Carlos Magno de Moraes, Jandherson Moura Silva,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

No contexto educacional contemporâneo, estão surgindo, cada vez mais, movimentos impulsionados pelo desenvolvimento tecnológico e sua relevância e apropriação pelo Ensino, entre elas está a Robótica, introduzida e defendida por Seymour Papert como uma das formas de promoção da aprendizagem, sendo um modelo inovador no contexto educacional, uma metodologia ativa. Por outro lado, sabe-se que a escola pública brasileira enfrenta diversos desafios, seja na promoção da formação continuada de seus professores, seja na infraestrutura necessária para permitir a inclusão de práticas educativas subsidiadas nas Tecnologias Digitais da Educação. Não se abstendo desses desafios, neste artigo, apresenta-se e se discute uma prática exitosa de aplicação de conhecimentos aprendidos em curso de capacitação em Porto-PT, evidenciando a Robótica Educacional numa Instituição Pública de Ensino Federal para Estudantes do Ensino Médio Integral, empregando a Metodologia Ativa STEAM e, como recursos pedagógicos para a aprendizagem de robótica, o Kit Arduino UNO, o simulador Tinkercad, Kit Lego Mindstorms e o robô Mbot2.

Referência(s)
Altmetric
PlumX