
MERCADO PÚBLICO EM SÃO LUIZ GONZAGA
2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; Volume: 6; Issue: 20 Linguagem: Português
10.15210/pixo.v6i20.20914
ISSN2526-7310
AutoresCamila Rosa Durão, Ana Paula Sarzi Ledur, Ísis Portolan dos Santos,
Tópico(s)Urban Development and Societal Issues
ResumoO mercado público é capaz de transmitir a cultura do local além do âmbito da gastronomia. A partir dessa premissa, o presente artigo trata do embasamento teórico e elaboração projetual de um mercado público desenvolvido durante a graduação no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria. Tendo como local de intervenção o pequeno município de São Luiz Gonzaga (RS), foram estudados conceitos relativos a esse espaço menor como a agricultura familiar e seu contexto cultural. Foram realizados estudos de referência, levantamentos e diagnósticos. A partir disso, tendo como conceito o resgate das raízes culturais formadoras da sociedade são-luizense, são propostas as diretrizes projetuais. Os zoneamentos e a planta baixa distribuíram-se a partir da praça de alimentação, que simboliza o elemento de união entre essas culturas. Assim, tem-se uma proposta projetual que cumpre com suas principais diretrizes: o respeito ao local, a cultura e aos usuários.
Referência(s)