Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Dialogando sobre a matemática e as dimensões estruturantes da prática educativa: conflitos entre realidades

2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 14 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v11i14.36536

ISSN

2525-3409

Autores

Silmara Bezerra Paz Carvalho, Maria da Glória Carvalho Moura,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este artigo apresenta um recorte da dissertação de mestrado em educação na Universidade Federal do Piauí – UFPI, sobre as dimensões estruturantes da prática educativa e os desafios do ensino da Matemática ao qual analisa-se as concepções dos participantes sobre o objeto de estudo, sendo eles gestores, coordenadores pedagógicos e professores da rede municipal de ensino de Alto Longá, Piauí, Brasil. O referencial teórico metodológico configura-se como pesquisa qualitativa do tipo descritiva com abordagem narrativa. Diante das demandas educacionais e das inquietações enquanto professora e formadora de professores, buscou-se, compreender como o professor de matemática articulava as dimensões estruturantes da prática educativa nos anos iniciais do ensino fundamental para viabilizar a aprendizagem dos alunos? Nessa escrita temos as respostas referentes ao objetivo inicial que seria identificar as concepções dos professores sobre as dimensões estruturantes da prática educativa, utilizou-se o questionário semiestruturado com perguntas fechadas e abertas para coletar os dados que foram organizados em categorias, segundo Bardin, com contribuições do software de análise lexical IRAMUTEQ, e interpretados utilizando a técnica da análise do discurso. Os resultados enfatizados pelos participantes, revelam um leque de possibilidades que apareceram no decorrer dos discursos como elementos essenciais: formação, contexto, diretrizes pedagógicas, tendências, metodologias, métodos, planejamento, intervenção e avaliação, além da perspectiva socioemocional de ambos os envolvidos no processo educacional.

Referência(s)
Altmetric
PlumX