Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Ensino de Ciências em uma perspectiva investigativa: aplicação de sequência didática sobre os estados físicos da matéria em uma escola da cidade de Cabedelo, Paraíba

2022; Editora IFPB; Volume: 61; Issue: 1 Linguagem: Português

10.18265/1517-0306a2022id6734

ISSN

2447-9187

Autores

Ryan Vieira Alves, Allan Cézar De Andrade Cândido, Anna Carolina Figueiredo de Albuquerque, Thámara Mayni Da Silva Santos, Thiago Leite de Melo Ruffo,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

<p>Diante da pandemia de Covid-19 foi estabelecido no Brasil o Ensino Remoto Emergencial (ERE), tornando o cenário da educação pública ainda mais desafiador e bastante dependente do uso de tecnologias, de internet e da participação dos alunos em salas de aula on-line. Considerando esse cenário, foi necessário trabalhar os conteúdos de Ciências de forma mais dinâmica e que despertasse nos alunos o interesse em estudar e aprender. Nossa escolha metodológica foi o Ensino de Ciências por Investigação. Assim, esse estudo teve como objetivo compreender os impactos e desafios do Ensino por Investigação em aulas de Ciências do 9° ano a partir da aplicação de Sequências de Ensino Investigativas (SEI) durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em uma escola pública do município de Cabedelo, Paraíba. Por meio dos dados obtidos nesse experimento, foi comprovada que a SEI contribui com a qualidade de ensino ao desenvolver atitudes e valores, como a responsabilidade, organização e a criatividade, e que tornou os alunos ativos dentro do processo de ensino-aprendizagem. Foram identificados como fatores limitantes para a aplicação da SEI: o tempo de duração das aulas, a falta de equipamentos e de acesso à internet pelos alunos. Apesar disso, pode-se concluir que os resultados do estudo foram positivos, considerando que os alunos que participaram da pesquisa mostraram-se engajados na SEI, bem como tiveram muitos dos seus valores e atitudes, como motivação, colaboração e integração com outros alunos, melhorados, mesmo diante dos desafios impostos pelo ensino remoto emergencial.</p>

Referência(s)