
Educação profissional de jovens aprendizes – percepção dos estudantes sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável da organização das nações unidas
2022; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português
10.18624/etech.v15i2.1218
ISSN1983-1838
AutoresNahuan Alaff Virgino Soares, Luana Leopoldo Santos,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoO interesse em preservar o planeta para as gerações futuras tornou-se uma preocupação global. Com isso, ações devem ser trabalhadas em conjunto para atender a esse anseio. Dessa forma, em 2015, foi apresentada a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Esses Objetivos englobam as diferentes áreas da sociedade, como a educação, trabalho e saúde. Com o objetivo de analisar a percepção dos estudantes sobre quais ODS devem ser enfatizados na educação profissional desses jovens aprendizes, que atuam como assistentes administrativos, foi aplicado um formulário com questões abertas. Com resultado, evidenciou-se que os ODS 3, 4, 5, 8, 9 e 16 são considerados os mais relevantes a serem trabalhados na formação desses sujeitos. Além disso, são sugeridas práticas educacionais que devem ser executadas de forma colaborativa entre a unidade de ensino, empresa e gestão pública.
Referência(s)