
Vivência experienciada no assentamento Irmã Dorothy (entre Petrolina-PE e Casa Nova-BA)
2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 17; Issue: 46 Ago. Linguagem: Português
10.14393/rct174614
ISSN1809-6271
AutoresAmelia Ludmila Pereira Gonçalves Gomes, Monica Aparecida Tomé Pereira, Denes Dantas Vieira,
Tópico(s)Urban Development and Societal Issues
ResumoO presente estudo apresenta os elementos resultantes da reflexão da territorialização, vinculada ao modo de vida dos movimentos sem terra, a partir da vivência experiênciada em uma primeira reunião ocorrida entre os estudantes do curso de graduação em geografia, no ano de 2015 e os trabalhadores rurais vinculados ao MST do assentamento irmã Dorothy em Petrolina-PE. Na reunião foram tratados temas sobre modo de produção, território, campesinato, o cotidiano das famílias. A partir desse encontro e os conhecimentos e reflexões que constituem a trajetória acadêmica da discente (a época), hoje profissional, se observou-se a interação entre os conceitos de territorialização e o modo de vida dos movimentos dos trabalhadores sem terra. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é relatar a articulação entre a territorialização e o modo de vida dos trabalhadores sem terra. A metodologia adotada foi a bibliográfica com ênfase na experiência vivida na universidade por meio da leitura e discussão das temáticas e a articulação com o homem do campo. Com o auxilio de referenciais como: Santos, Martins, Burdieu, com discussões sobre o campo, as lutas pela terra e o modo de vida. Percebeu-se a importância dessa discussão frente ao direito a terra da população rural principalmente, no período do curso de geografia no ano de 2012 a 2016. Sendo assim, esta experiência de relato inserido no contexto real proporcionou um conhecimento crítico da situação contextualizado com a trajetória vivida, e sua relação com a vida acadêmica desde a graduação até o presente momento. Contribuindo assim, para uma formação acadêmica do mestrando, uma vez que apropriados desses conhecimentos, os futuros egressos possuirão sensibilidade e criticidade para condução correta da interação entre áreas afim.
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