Artigo Acesso aberto Produção Nacional

CAMPANHA “VOZES DE OUTUBRO”: SENSIBILIZAÇÃO JUNTO AO PÚBLICO VIRTUAL DO MUSEU DA VIDA

2022; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 6; Issue: 4 Linguagem: Português

10.12957/redoc.2022.63002

ISSN

2594-9004

Autores

Taiana Lílian Costa de Oliveira, Laís Lacerda Viana, Flávia Sousa Lima, João Felipe Seghetto Rodrigues, Tiago da Luz Andrade,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

O Grupo de Trabalho Arte e Ciência do Serviço de Itinerância do Museu da Vida (Fiocruz), desenvolveu em 2020 a campanha virtual Vozes de Outubro, visando ressaltar a importância do mês dedicado ao incentivo de prevenção ao câncer de mama, o Outubro Rosa. Foi inspirada na exposição “A mulher e o câncer de mama no Brasil” – uma parceria entre a Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e o INCA – Instituto Nacional de Câncer – aborda aspectos históricos e médicos das mamas e faz parte do portfólio de exposições do Serviço de Itinerância do museu desde 2017. A campanha recolheu depoimentos e fotografias de pessoas acometidas pelo câncer de mama e de amigos ou parentes, relatando suas experiências acerca da doença. A maioria dos depoimentos apresentaram mensagens de incentivo, importância do apoio familiar e de amigos, cuidado e autoestima, prevenção e tratamento, mostrando a relevância de campanhas que abordem a temática. Além dos depoimentos recebidos foram produzidas artes conceituais e releituras de obras com o objetivo de sensibilizar o público das redes sociais.

Referência(s)
Altmetric
PlumX